16/06/2023 às 14:29 DICAS CASAMENTO

Como Escolher Fotógrafo de Casamento em 2023?

780
7min de leitura

Sem dúvida escolher um bom profissional de FOTOGRAFIA para o dia do seu CASAMENTO, é fundamental, do que adianta você ter investido um alto valor para realizar a cerimônia de casamento dos seus sonhos, e não ter uma FOTOGRAFIA DE CASAMENTO de qualidade da DECORAÇÃO DO SEU CASAMENTO, dos amigos, da sua família e dos momentos especiais que vai ficar ao lado do seu noivo. Um profissional experiente, com certeza irá te entregar a melhor história contada através de FOTOGRAFIAS, contando todos os momentos que aconteceu no dia do seu casamento. Um especialista em FOTOGRAFIA DE CASAMENTO saberá a importância de cada momento do casamento, deixando você tranquila e confortável para viver esse dia muito especial.

E para lhe ajudar na escolha do seu fotógrafo de casamento, deixarei aqui 10 perguntas para você fazer ao fotógrafo que está conversando. e a 10 pergunta é a mais importante com certeza. 

10 DICAS PARA ESCOLHER O FOTÓGRAFO PARA O SEU CASAMENTO EM 2023

  • 01. TEM EXPERIÊNCIA EM FOTOGRAFIA DE CASAMENTOS?
  • 02. POSSO VÉR MAIS DO SEU TRABALHO/ PORTFÓLIO ?
  • 03. FOTOGRAFA QUANTOS CASAMENTOS POR DIA?
  • 04. VOCÊ TEM UMA EQUIPE OU TRABALHA SOZINHO?
  • 05. VOCÊ FOTOGRAFA O ENSAIO PRÉ CASAMENTO ?
  • 06. VIAJA PARA OUTRAS CIDADES?
  • 07. VOCE FAZ TRATAMENTO NAS FOTOGRAFIAS?
  • 08. QUAL O PRAZO DE ENTREGA DAS FOTOGRAFIAS
  • 09 FORMA DE PAGAMENTOS 
  • 10. COMO É O CUIDADO COM O ARMAZENAMENTO DAS FOTOS?

01. TEM EXPERIÊNCIA EM CASAMENTOS?

Ter em seu casamento um fotógrafo com experiência em casamentos é algo muito importante, um profissional com experiência irá saber os momentos e as possibilidades que podem vir a acontecer, esse feeling, de sentir o momento que pode acontecer algo, e isso é um grande aliado para voltar com fotografias incriveis de momentos que muitas vezes você não vai ver que aconteceu. Uma cerimônia de casamento em um geral são muito parecidas, o que diferencia uma da outra é a personalização e estilização de cada casal, fazendo a tornar única. merecendo fotografias autenticas e cheias de emoções.

02. POSSO VÉR MAIS DO SEU TRABALHO/ PORTFÓLIO ?

Em pleno 2023 estamos vivendo a era do "Feed do Instagram", muitas pessoas se vendem pelo instagram, e sim é um ótimo canal de comunicação, porém é quase impossivel mostrar um casamento completo em um feed de instagram, Eu costumo dizer que é obrigação de qualquer fotógrafo de casamentos, voltar com pelo menos uma grande FOTO de um casamento, para postar no instagram, mas sabemos tambem que um casamento não é apenas uma fotografia, e sim uma história completa que precisa ter uma constancia, Peça para ver o site do fotógrafo, dentro do site é o local onde os grandes fotógrafos colocam a sua obra completa, toda a obra do casamento, com começo meio e fim.

Também é importante conferir o portfólio do fotógrafo para conehcer mais sobre seu estilo de fotografia, hoje em dia tem milhares de fotógrafos e nenhum é igual ao outro, porquê o olhar é único, e conferido o portfólio você conhece mais para o estilo e estética do fotografo.

03. FOTOGRAFA QUANTOS CASAMENTOS POR DIA?

O casamento é um momento realmente muito especial, que pessoas sonham com esse dia desde muito cedo, ou pintou nos ultimos meses esse desejo, independente, é um dia muito especial, e saber quem vai estar com você nesse dia faz toda a diferença, falo isso por que tem dois tipos de empresas de fotografias de casamento, as empresas autorais, onde você esta contratando o artista por exemplo, Você me escolhendo para fotografar o seu casamento, terá a certeza que será o Fernando Martins, Fotografo de Casamento em Blumenau que estará vivendo esse dia junto com vocês, e também tem as empresas produtoras, que trabalham com vários casamentos no mesmo dia, no qual ela forma equipes de profissionais e envia para fotografar. Não existe o certo e o errado isso vai depender do grau de cuidado que você tem pelas lembranças do seu casamento.

04. VOCÊ TEM UMA EQUIPE OU TRABALHA SOZINHO?

Fotografar um casamento não é uma das tarefas mais fáceis, o ato de fotografar em si até que é tranquilo, o que acaba pesando ainda mais e o peso da responsabilidade e a alta carga horaria de trabalho, em média ficamos em um casamento por volta de 12horas fotografando um casamento, e contar com uma equipe para essa jornada é muito importante. Outro ponto importante e necessario para ter uma equipe é a segurança e a garantia de que terá uma história mais completa do dia do seu casamento,. E incluindo uma pergunta extra aqui, é de como é feito a seleção dessa equipe?

Ter uma equipe conectada e treinada é algo ainda melhor, no mercado de casamentos existem muitos "Freelancers" para fotografar casamentos, e não esta errado em nenhum momento, porém você ter uma equipe conectada e treinada é algo muito melhor pois já se conhecem e tem uma sintonia mais fina para fotografar o seu casamento.

05. VOCÊ FOTOGRAFA O ENSAIO PRÉ CASAMENTO ?

O ensaio pré casamento ele é muito importante para o dia do casamento, ele funciona como se fosse um test drive com o fotógrafo que você escolheu, é um momento para você ver ele em ação, como é o cuidado dele com vocês, vocês se ver na fotografia, já vi caso de casais cancelarem o contrato com o fotógrafo por não terem gostado das fotos, do tratamento e do cuidado com o fotógrafo com eles no ensaio. E quando você só reforça aquilo que já viveram no dia da assinatura do contrato com o fotógrafo, vocês ficam mais leves para o dia do casamento, confiando plenamente no fotógrafo que escolheu para viver esse dia junto com você. 

06. VIAJA PARA OUTRAS CIDADES?

Confirme esse detalhe, pois tem fotógrafos que trabalham apenas na região onde moram, já tem fotógrafos que viajam o mundo todo para fotografar, onde tem amor, lá estarei para fotografar (esse é o nosso caso), mas é sempre bom confirmar essa questão e de como funciona o custo a mais, e aqui deixo uma dica, converse com o fotógrafo e conte a sua ideia para ele, dependendo da situação pode até rolar uma parceria maior para irem fotografar em outro estado, ou outro país.

07. VOCE FAZ TRATAMENTO NAS FOTOGRAFIAS?

Alguns problemas das noivas com fotógrafos de casamento, é sobre as fotografias entregue após o casamento, todas as fotografias são tratadas? Faça essa pergunta para tirar essa dúvida, e não ter nenhuma surpresa quando for receber as fotografias do seu casamento. O interessante de você ter todas as fotografias com tratamento é de manter um padrão de qualidade nas fotografias, para uma futura revelação, um quadro que for feito.

08. QUAL O PRAZO DE ENTREGA DAS FOTOGRAFIAS

O prazo de entrega do trabalho pronto são as maiores reclamações das noivas com os fotógrafos de casamento, e para esse caso é bom confirmar com o fotógrafo, mas também seria interessante perguntar para algumas noivas que ele já fotografou, pergunte como foi o prazo de entrega das fotografias, se aconteceu tudo dentro do combinado, que esse sim vai ser um feedback certeiro que terás sobre o prazo de entrega.

Eu não acho justo, quando uma empresa tem um atraso na entrega de um serviço ou produto, e aí o cliente simplesmente tem que só esperar, e para isso desenvolvi uma garantia de entrega, que se caso eu atrase a entrega do trabalho, você ganha um livro de fotografias do seu casamento, como pedido de desculpas pelo atraso. 

09 FORMA DE PAGAMENTOS 

A parte financeira de um contrato precisa sempre ficar bem esclarecida para o casal, é um dos pontos que não pode ficar duvidas, cada empresa tem uma forma de trabalhar com relação a forma de pagamento, em média são 30% no contrato e o saldo a combinar até o dia do casamento, agora uma dica, fuja de formas de pagamentos estranhas por exemplo:

- Compre uma máquina de lavar que já está pago

ou

- Compre uma lente, que eu fotografo seu casamento.

É estranho né, mas tem pessoas que acabam aceitando esse tipo de pagamento, e que também não está errado, mas é de se estranhar, uma empresa confiante e segura nunca irá te propor essa forma de pagamento. Evite dores de cabeça.

10. COMO É O CUIDADO COM O ARMAZENAMENTO DAS FOTOS? 

Para mim, essa é a pergunta mais importante para se fazer, por que não adianta nada você ter 3 fotógrafos, fazer ensaio, comprar o livro de fotografias do seu casamento, e o fotografo não tem nenhum cuidado com o armazenamento de suas fotografias, O ideal e já sair do evento com no mínimo 3 cópias dos arquivos, em locais diferentes, e ao chegar em casa criar pelo menos mais 2 cópias, eu crio mais 3 cópias totalizando 6 cópias ao final do evento. Eu nunca perdi nenhuma fotografia, acredito que por conta desse cuidado de certa forma exagerado, mas é melhor pecar pelo exagero do cuidado, do que pecar pelo desleixo com algo tão valioso para vocês.

Faça essas perguntas para o seu fotografo, tire todas as suas dúvidas, esse profissional você não pode se arrepender na escolha depois do casamento, afinal de contas, será a única lembrança que terá do dia do seu casamento. 

Caso você ainda não encontrou o FOTÓGRAFO para o seu casamento, me envie uma mensagem no WHATSAPP, será uma alegria para mim poder participar desse dia tão especial de sua vida

CLIQUE AQUI PARA CONVERSA NO WHATSAPP


16 Jun 2023

Como Escolher Fotógrafo de Casamento em 2023?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento COMO CONTRATAR FOTOGRAFO DE CASAMENTO CONTRATAR FOTOGRAFO DICAS PARA ESCOLHER FOTOGRAFO DICAS PARA ESCOLHER FOTOGRAFO DE CASAMENTO fotografo de casamento FOTOGRAFO DE CASAMENTO CONTRATAR FOTOGRAFO DE CASAMENTO EM 2020 noiva

Quem viu também curtiu

11 de Out de 2023

Qual o Maior Erro da Noiva Escolhendo o Fotógrafo de Casamento?

16 de Fev de 2023

COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO - GUIA COMPLETO

16 de Nov de 2021

Como organizar um Elopement Wedding em Santa Catarina

Olá Seja bem vinda(o) ao nosso site, Vamos conversar no WhatsApp?
Logo do Whatsapp