Imagem capa - Passo a Passo do que fazer em cada mês de sua gestação por Fernando Martins

Passo a Passo do que fazer em cada mês de sua gestação


Quando você descobre que ficou grávida, deve passar muitas coisas na cabeça né ? é uma mistura de sentimentos, medo, alegria, ansiedade e etc... tem algumas rotinas que irão mudar para o bem do baby (a), entao pegamos esse check list para voces acompanhar e nao ficar perdida nessa nova fase.


1º mês: Estou grávida! E agora?

Escolha o seu médico do pré-natal: se o seu ginecologista já for também obstetra (realiza o pré-natal e o parto), ótimo. Se não for, é hora de procurar um especialista para acompanhar a sua gestação de pertinho e com todo o cuidado.

Posso contar a novidade? Claro, a decisão é sua! Mas, uma dica: tente reservar a novidade só para os mais íntimos mesmo, já que até os 3 meses existe o risco da gravidez não evoluir.



2º mês

Já comece a preparar a pele do corpo e da barriga: quanto antes, melhor! Essa é a hora de você começar a passar cremes hidratantes para ajudar a evitar as estrias. Tente passar todos os dias, até o fim da gestação.

Evite manchas no rosto: assim como os cremes hidratantes, o protetor solar também será seu aliado na gestação. Ele vai prevenir os melasmas: aquelas manchas escuras na pele que podem aparecer na gravidez.

Consulte um nutricionista: procure um nutricionista para tirar suas dúvidas. Aproveite para fazer também um cardápio balanceado para os próximos meses. Isso será muito importante para você e para o bebê.

 


 

3º mês

Agende o 1º ultrassom morfológico (entre a 11a e a 14a semana): nesse exame, que é feito a cada trimestre, é possível medir e analisar cada órgão do bebê. Dependendo da posição do feto, já dá até para ter um palpite do sexo.

É menino ou menina? Pronto, chegou a hora de descobrir! Para não ter dúvida, a dica é fazer um exame de sexagem fetal, que identifica com quase 100% de certeza o sexo do bebê.

Chega de segredo! Carta verde: hora de contar a novidade para os amigos, parentes distantes e colegas de trabalho.

 


4º mês

Mexa-se! Passado o primeiro trimestre, em que existe ainda risco de aborto espontâneo, é chegada a hora de você começar alguma atividade física, de preferência voltada para gestantes – mas sempre com recomendação médica, claro.

Comece a preparar o enxoval: a essa altura, você já sabe o sexo, sua barriga ainda está pequena e você ainda não está cansada, então aproveite! Dica importante: se sua ideia for comprar o enxoval fora do Brasil, não perca tempo: viaje entre o quarto e quinto mês de gestação, porque depois disso o seu deslocamento começa a ficar mais difícil.

 


5º mês

Prepare o quartinho: como a maioria das lojas leva de 60 a 90 dias para entregar os móveis, comece a partir de agora a pesquisar (e comprar) os itens principais do quartinho, como berço, cômoda, cama, poltrona de amamentação e armário.

Pesquise o kit-berço e os acessórios para o quarto: hora de começar a procurar também itens protetores de berço, colchas e almofadas, além de cortina, abajur, kit-higiene e lustre para o quartinho.

Agente seu ensaio fotografico; Escolha o fotografo que vai registrar esse momento fantastico em sua vida e nao deixe passar em branco. (Entenda por que melhor fazer o ensaio no 7º Mês  (POR QUE DEVO FAZER O ENSAIO NO 7º MÊS )

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR EM CONTATO

Pense na decoração: escolha a cor das paredes do quartinho e agende o pintor. Se optar por papel de parede, pesquise as melhores marcas, e já pense na colocação. Não se esqueça também dos detalhes de marcenaria que gostaria de ter no quarto, como nichos organizadores e prateleiras – eles podem ser super úteis. 


mês

Hora de agendar o chá de bebê: vai fazer chá de bebê? Então esse é o melhor momento de marcar a data (o 6o e o 7o mês são perfeitos para isso!). Monte a lista de presentes e pense com carinho em todos os detalhes da festa!

Escolha onde o bebê vai nascer: é hora de decidir o hospital ou a maternidade onde o bebê irá nascer. É importante que essa decisão seja feita com um pouco de antecedência e levando em consideração a opinião do seu obstetra e o seu plano de saúde.



7º mês

Prepare as lembrancinhas e o quadro da maternidade: você chegou ao último trimestre. Prepare as lembrancinhas da maternidade e o enfeite da porta. É ele quem vai dar as boas-vindas ao seu filhote e suas visitas.

Realize o ensaio fotográfico; Realize o ensaio fotografico em algum local que voce se sinta muito bem, interaja com sua familia, se tiver animais de estimação fica bem legal levar para registrar e participar tambem desse momento.

Tente tirar todas as dúvidas sobre o parto: informe-se bem sobre os tipos de parto, e procure tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Nós, as revistas, os médicos, as amigas estamos aqui pra isso também. Use e abuse!



8º mês

Lave todas as roupinhas do bebê: na hora que você for lavar o enxovalzinho, nossa dica é usar o sabão Omo Puro Cuidado e o amaciante Comfort Puro Cuidado, produtos que confiamos e são dermatologicamente testados e hipoalergênicos, próprios para a pele delicada do bebê.

Faça um curso de gestante: esse tipo de curso (oferecido por muitas maternidades) é uma ótima oportunidade de aprender cuidados básicos, esclarecer dúvidas e ouvir de outras gestantes seus medos e expectativas para a chegada do bebê.

Escolha um pediatra: peça indicações de amigas, parentes e até do seu próprio médico, que muitas vezes tem um colega de confiança para indicar. Se quiser, marque uma entrevista para conhecê-lo melhor antes da primeira consulta.

Monte sua malinha da maternidade: já deixe pronta a malinha que você vai levar para a maternidade com as roupas do bebê, as que você usará e as de seu acompanhante , além de documentos, produtos de higiene, carregadores de celular, câmeras etc.

Vá com calma! Você já está barriguda, e, provavelmente, bem cansada. Falta pouco pro seu bebê chegar. Por isso, procure diminuir o ritmo de trabalho.



9º mês

Prepare-se para as próximas consultas: a partir de agora, as visitas ao obstetra serão semanais. É a reta final!

Instale a cadeirinha do carro: aproveite que tem mais tempo agora e já instale a cadeirinha no seu carro com toda a segurança. É nela que o bebê será levado para a casa quando sair da maternidade.

Faça a lista de quem será avisado sobre o nascimento: pense em uma lista de pessoas bem próximas que devem ser avisadas. Importante: nessa hora, considere o quanto de visitas você vai querer – ou não! – receber logo de cara, já que esse comecinho é bem cansativo.

Informe-se sobre o registro do bebê: descubra se existe algum serviço de cartório para registrar o bebê na própria maternidade ou se é preciso procurar o cartório da região. Informe-se também sobre os documentos que precisa levar.

Curta os últimos instantes de barrigão! Seu bebê pode nascer a qualquer momento! Por isso, relaxe e saboreie cada segundo.