Imagem capa - Você sabe o significado do Véu? por Fernando Martins
DicasCasamento

Você sabe o significado do Véu?

Quando entramos no mundo dos casamentos é que descobrimos que pequenos detalhes carregam grandes significados, seja o vestido de noiva branco, ou mesmo aquele texto do convite de casamento feito de um jeito específico por uma razão. E quando descobrimos os reais significados, tudo acaba se tornando ainda mais especial e as escolhas são feitas com mais carinho, e não levando apenas em conta a aparência. Provavelmente já tem seu vestido e sapato de noiva, e deve estar escolhendo os outros elementos que compõem o look. Nao sabia que o véu possui também uma história de muitos anos? Conheça de onde vem esse costume que é mantido pela maioria das noivas brasileiras e veja se ele se encaixa com o seu estilo.




Séculos passados


O primeiro véu foi confeccionado no século 19 e era feito de tule. Antigamente era utilizado pelas mulheres nobres, que normalmente tinham a pele muito clara e tinha como principal função proteger a pele e os cabelos. Além disso, trazia desde essa época o símbolo de pureza que a mulher devia transparecer para o casamento, da mesma forma como o modelo de vestido de noiva na cor branca transmitia a imagem de virgindade. Outros dizem que o véu surgiu na antiguidade para esconder o rosto da noiva até que o casamento fosse oficializado.




Outras culturas


Além desses significado mais próximos aos nossos costumes, há também de outros países e outras culturas, cada uma delas com essências únicas para o surgimento do véu de noiva, assim como cada cultura possui lembrancinhas de casamento diferentes.  Na antiga Grécia, o véu começou a ser utilizado pelas noivas como um acessório indispensável para protegê-las do mau olhado e também dos possíveis encantos de outros homens. Já na Idade Média, ele foi totalmente restringido apenas para mulheres casadas, para as solteiras estava proibido.




Hoje em dia

Depois do século XIX o uso do véu foi sendo esquecido e eram poucas as mulheres que levavam esse costume para o altar. Mas, hoje em dia, a tradição voltou com força total, mesmo que muitas não saibam a origem desse acessório, ele está presente em muitos looks de noiva e trazem ainda mais charme ao visual final, onde romantismo e leveza se misturam com todos os elementos, seja no modelo de penteado de casamento, no tecido esvoaçante que cobre parte do vestido e de seus ombros, ou no vestido de noiva com renda.




ahh e sobre a fotografia me manda uma mensagem, seria uma alegria para mim poder fotografar toda essa sua história tambem 


Fonte: Casamentos.com