Imagem capa - COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO - GUIA COMPLETO por Fernando Martins
DICAS CASAMENTO

COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO - GUIA COMPLETO


Escrevi essa matéria em nosso blog de COMO ORGANIZAR UM CASAMENTO para ajudar ajudar as noivas que estão começando a organizar o seu casamento e não sabe por onde começar essa fase que é muito importante para a cereja do bolo que é o dia do casamento.

Toda a experiência do casamento começa apartir do dia em que você disse sim,  quando você aceitou o pedido de casamento do seu noivo, e todos os passos a seguir faz parte da lembrança que terá do seu casamento, o dia em si é apenas a celebração de todo o planejamento que fez durante os meses anteriores.


COMEÇANDO A ORGANIZAR UM CASAMENTO

 

ORÇAMENTO

Para começar o planejamento do seu casamento, é interessante antes de qualquer coisa, decidir quanto irá investir no seu casamento, e a partir desse momento você irá deslocar uma base de valores para os principais serviços, é interessante deixar uma margem extra para cada serviço essencial, por que muitas vezes o fornecedor de casamento que irá te fazer os olhos brilharem pode ter um preço um pouco a mais do que você tinha colocado em sua planilha, em falar em planilha irei disponibilizar uma para você baixar e fazer toda a programação do seu casamento -CLIQUE AQUI PARA BAIXAR PLANILHA DE ORGANIZAÇÃO DO CASAMENTO. Deixe essa margem para a contratação dos principais fornecedores do seu casamento, aqueles que realmente irá fazer a diferença no dia do seu casamento. 

Sejam realistas, o orçamento do casamento precisa estar alinhado com o que você sonha para o dia do seu casamento, bons profissionais de casamento tem um valor mais alto, mas também iram te proporcionar algo único.

Vocês iram ver que alguns fornecedores têm alguns valores mais elevados, e isso acontece por conta do VALOR que ele irá te entregar, e isso muda de pessoa para pessoa, Tem pessoas que valorizam muito a MÚSICA na festa, outros valorizam muito a FOTOGRAFIA, outros a COMIDA. 

Use a planilha que estou disponibilizando porque através dela você terá todo o controle financeiro do seu casamento inclusive os imprevistos e os custos extras que sempre aparece na semana do casamento, então já programe um valor extra para a semana do casamento, sempre aparece algumas coisas que você não se programou.

 

ESCOLHENDO A DATA

Assim que decidirem o orçamento do casamento, é o momento para escolherem a data do casamento, muitos casais gostam de vincular o dia do casamento a alguma data especial para o casal, vocês podem partir desse ponto ou não também, confundi vocês? rsrs, o que eu quero dizer é que vocês podem escolher qualquer data para se casar, o mais importante é vocês estarem felizes com a escolha, mas pela minha experiência, quando a data do casamento envolve alguma data marcante para o casal, acaba trazendo uma carga emocional maior para o dia do casamento, fazendo ele ficar ainda mais especial do que já é especial.

Normalmente os casamentos no Brasil acontecem aos sábados, mas não quer dizer que tenha que ser necessariamente no sábado, tem muitos casais que optam por se casar de domingo, sexta, quinta e etc, alguns locais e fornecedores tem serviços diferenciados para dias fora do final de semana, isso pode até ser uma opção para dar uma enxugada no orçamento.


Como organizar um casamento


 

LISTA DE CONVIDADOS

A lista de convidados para o casamento com certeza é uma das coisas mais difíceis de fazer no casamento, é nesse momento que você irá decidir quem merece compartilhar desse dia junto com vocês, ter essa lista de convidados confirmada é essencial para dar sequência no planejamento do seu casamento, por que em cima dela que você determina o restante do planejamento do seu casamento, afinal de contas você não quer que falta comida no seu casamento ne?

Sobre a lista de convidados, o que eu posso deixar de dica para você é que você não é obrigada a nda, convide as pessoas que realmente tem um valor sentimental para você e que faça parte das suas vidas, você não tem que convidar a prima de 3º grau que só viu duas vezes na vida, convide as pessoas que realmente irá ficar feliz de te ver ali se casando.

 

PRIMEIROS CONTRATOS 

Agora sim, com a data do casamento decidida pelo casal, chegou a hora de começar a fazer as primeiras contratações para o seu casamento, eu vou colocar aqui uma ordem de relevância para dar um norte para você.

01. LOCAL DO CASAMENTO/BUFFET

O primeiro contrato precisa ser o local onde irá fazer o seu casamento, para ter a certeza que terá a data do seu casamento disponivel, então pesquise alguns locais que você tenha interesse de realizar o seu casamento, pode ser na Praia, Campo, Igreja, visite os lugares que mais se interessou conforme você sempre sonhou e conheça o local, a estrutura que o local vai te entregar. 

È legal também avaliar alguns pontos como a logística para chegar até o local, ou se for se casar na igreja, verificar a logística da igreja para o local da festa, pensando sempre em como os convidados irá se deslocar de um local para o outro. 

02. ASSESSORIA DE CASAMENTO

Assim que confirmar o contrato do local do casamento, e assim já confirmando a data que escolheram é interessante você começar a procurar a sua ASSESSORIA DO CASAMENTO, se você não quer ter nenhuma dor de cabeça ou preocupação no dia do seu casamento, você precisa ter uma assessoria de casamento de confiança no dia do seu casamento, porque essa vai ser a pessoa que irá controlar todo o casamento e não deixar que nada saia do controle.

Eu costumo dizer que dentro do casamento somos todos uma equipe só  e que a equipe de assessoria é o encarregado da equipe, por que é ele que organiza tudo dentro do seu casamento e resolve todos os pepinos que sempre surgem, mas que você nem sempre fica sabendo.

DICAS DE ASSESSORIA DE CASAMENTO 

Miriam Uller CerimonialistaCHAME NO WHATSAPP

Atelie D´Eventos - Juliana - CHAME NO WHATSAPP


03. FOTOGRAFIA E FILME

O FOTÓGRAFO DE CASAMENTO será a pessoa que vai criar a MAIOR JÓIA DO SEU CASAMENTO através de fotografias, muitos falam que a maior jóia do casamento é a aliança, porém eu discordo um pouco disso, Conforme o tempo for passando a sua memória começa a esquecer alguns detalhes, e isso é normal, ela gosta de nos trollar muitas vezes, mas assim que você abrir o livro de fotografias do seu casamento, irá relembrar tudo novamente, e eu sei que um bom FOTOGRAFO DE CASAMENTO tem um valor elevado, mas ele é o profissional mais barato do casamento pelo VALOR que ele devolve para vocês vamos fazer um exercicio mental, imagine daqui a 20 anos, você venderia as fotos do seu casamento?, tenho certeza que não. 

Faça uma pesquisa em sites, instagram, Youtube para conhecer mais sobre o trabalho de cada um e o mais importante, fotografia é conexão com a fotografia e o fotógrafo.


04. DECORAÇÃO

A decoração do seu casamento é o que vaí fazer ficar com a cara de vocês, passe o que vocês realmente querem para o seu casamento, não se apegue a modas do momento ou tendencias, sigam o que vocês realmente sonharam e se identificam, o mais legal dos casamentos é que não existem regras, você pode fazer ele ficar com as caracteristicas dos seus estilos, fazendo ele ficar único, cada casamento é único. e a decoração que vai fazer esse papel no casamento, trazer a essencia de voces para criar o clima.

05. CELEBRANTE

Quem você gostaria que celebrasse o seu casamento? Se você não for se casar em uma igreja, você vai precisar de ter uma pessoa para fazer a celebração do seu casamento. essa pessoa será responsável por passar todo o sentido do casamento através das palavras para vocês no dia do casamento.

06.DJ/BANDA

Todo mundo que se casa quer ter uma animação na hora da festa do seu casamento, e o DJ/BANDA é que vai proporcionar isso para você e seus convidados, se você tem alguém que lembra de algum casamento de amiga, e que foi muito animado, já aconselho entrar em contato para solicitar um orçamento para essa pessoa ou banda.


Como organizar um casamento


OUTROS SERVIÇOS

Depois de fazer essas 6 contratações, os próximos serviços você pode ir contratando mais para frente, pois muitos deles não prestam serviços exclusivos como os serviços citados acima, então da para deixar para contratar mais pra frente, claro não vai deixar para ver os docinhos e o bolo para o casamento faltando 30 dias para o casamento, vai vendo seu planejamento e os serviços que deseja ter para o dia do seu casamento. 

 

VESTIDO DA NOIVA

Eu acredito que escolher o vestido da noiva deve ser um dos momentos mais emocionantes na preparação para o casamento, pois você já vai começar a se ver dentro do vestido, irá se ver como noiva e tenho certeza que o coração começa a bater mais forte nesse momento, e no momento que você encontrar o seu vestido, você vai sentir algo muito forte que irá dizer que aquele é o seu vestido ideal. Eu já fui fotografar algumas provas de vestido e realmente é um momento muito emocionante para a noiva, para a mãe da noiva que acompanha ela nesse dia, pois muitas lojas de noiva cria toda uma experiência para esse momento, realmente é fantástico. Agora uma dúvida que vocês devem ter, Comprar ou Alugar o Vestido do seu casamento?

Isso depende de pessoa para pessoa, para quem quer algo único e exclusivo, acaba optando por contratar uma estilista para fazer o seu vestido de casamento, criando um vestido único que só você terá (E depois ainda dá para fazer o ensaio Pós Casamento, usando o seu vestido)

Outras noivas optam por alugar o vestido, por acreditar que não irá mais usar aquele vestido novamente, por esse motivo prefere alugar, usar no dia e devolver no dia seguinte. 

 


Como organizar um casamento


O TRAJE DO NOIVO 

O traje do noivo do noivo é tão importante quanto o vestido da noiva, e a maioria dos homens não se preocupa muito com isso, deixa para escolher próximo do dia do casamento ( tipico de homem, eu acho que iria fazer assim tambem rsrs), mas é importante começar a ver o seu traje com calma, para que não escolha qualquer roupa, ou apenas o que tem disponivel paara você no dia, estamos falando de um dia muito especial em que tanto a noiva quanto o noivo precisa estar impecavel, para quando ver as fotos 15 anos depois sentir orgulho e saudade.



SOBRE O FOTÓGRAFO

Sou Fernando Martins, tenho 33 anos de idade e sou especialista em fotografia de casamento e nos últimos 5 anos já ajudou mais de 70 casais a terem as melhores lembranças do seu casamento através de fotografias.

Adoro fotografar casamentos, por que sei do valor que aquele dia tem na vida dos noivos e de suas familias, e sei que eu serei o responsavel por criar as únicas lembranças que você terá do dia do seu casamento, por entender toda essa responsabilidade e valor sentimental que cada fotografia representará na sua vida, todos os noivos tem o meu melhor no dia do seu casamento

Eu entendi que a minha função como fotógrafo de pessoas é de conectar as gerações, o que seria das futuras gerações se nao existisse fotografias?

Fernando Martins

 


LUA DE MEL

Qual será o destino para a sua Lua de Mel? Na verdade o lugar não importa tanto, o mais importante é vocês dois estarem juntos em um momento para se conectarem e curtir esse dia pós casamento, mas se você pensa em viajar já é legal começar a organizar essa parte também, Passagens, Hotel, Passaporte, documentação necessária, para não deixar para a semana do casamento, vai por mim vocês não terão muito tempo na semana do casamento.

 

BOLOS, DOCES E BEM CASADOS 

Casamento sempre traz a lembrança do tradicionalismo, mesmo nos dias de hoje que muitos casais fogem disso, mas algo que é muito tradicional em casamento e muito esperado são os doces de casamento, tanto o bolo quanto os docinhos é algo esperado em todo o casamento, veja alguns tipos de doces que você e seus convidados mais gostam para colocar no seu casamento, nesse ponto é importante mesclar o seu gosto, com algo mais "tradicional" para que todos se deliciem no dia do seu casamento. Uma dica Extra, peça para a cerimonialista fazer uma caixinha com doces para vocês, bem provável que não se deliciem tanto na hora do casamento, vocês vão estar se divertindo e podem esquecer de comer  os doces.

 


Como organizar um casamento


PADRINHOS, DAMAS E PAJENS

Não existe um numero exato para padrinhos dentro de um casamento, você pode colocar quantos padrinhos quiser, de verdade o número pode ser infinito, mas claro que nesse ponto entra o bom senso e o grau de contato com cada pessoa, convide realmente quem é importante para ser seus padrinhos, mesmo que esse numero fique quebrado, convidar uma pessoa só para completar e ficar com um numero par não é legal, nem para vocês nem para o "padrinho reserva. 

Avise aos padrinhos que no dia do casamento eles farão parte do esquadrão dos noivos, e como diria o tio do Homem Aranha, 

"Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades." 

 

No dia do casamento terá que ter um pouquinho de paciencia, usar uma roupa mais especial, tirar algumas fotografias formal com o fotografo de casamentos e etc.

Aproveite também para decidir se terá daminha e pajens no seu casamento, e aqui você pode surpreender muito, já pensou em pedir para a sua avó entregar as alianças para vocês no seu casamento? vai por mim eu já vi e é muito lindo. 

 

ESTRUTURA DE ILUMINAÇÃO E ENERGIA

Uma estrutura de iluminação bem montada faz mudanças incriveis no local do seu casamento, esse é um serviço  complementar a decoração de casamento, onde é criado toda uma cenografia e iluminação cinematografica para o ambiente onde será seu casamento. Ter uma estrutura dessa faz toda a diferença para quem estará no dia do casamento, pois vai ficar muito bonito mas também nas fotografias que é a lembrança que vai ficar do seu casamento.

E junto com isso é importante você contratar um GERADOR DE ENERGIA para o dia do seu casamento, esse é um investimento como o seguro do carro, contratamos para não usar, mas se precisar ele estará lá, já pensou no meio do seu casamento tem uma queda de energia, e ai o que faz se não tem um gerador?

Alguns locais já oferecem esse serviço extra para vocês, mas outros não é sempre bom perguntar e ter um por garantia no dia do seu casamento.

 


Como organizar um casamento



CABELO E MAQUIAGEM 

Eu acredito que você deve querer passar um dia de noiva, e escolher um local com boas referências é essencial para o dia do seu casamento, afinal de contas é ali que o seu dia começa, antes de escolher onde irá fazer a sua make e cabelo, veja além do trabalho do profissional, mas também as referências com outras noivas de como foi com elas no dia do casamento delas, isso é interessante  para perguntar se houve atrasos, de como foi o cuidado com os detalhes naquele dia, pois muitos motivos de atraso em casamento é por atraso no cabelo ou maquiagem antes do casamento.

 

O CONVITE DO CASAMENTO 

Quando o convite do casamento chega o coração pula para fora da boca, mas com quanto tempo antes preciso entregar o convite do casamento? 

Deixe para fazer a impressão e entrega dos convites 2 meses antes do seu casamento, por que diminui bastante a probabilidade de você precisar alterar a data do seu casamento, faça a entrega dos convites pessoalmente, essas pessoas vão se sentir muito importante, afinal de contas elas são muito importantes. Neste caso evite de enviar uma mensagem no whatsapp, e-mail ou algo assim, e para as pessoas que morem em outra cidade, você pode usar os correios para entregar o convite do seu casamento para elas.




 

AGENDE O SEU ENSAIO PRÉ CASAMENTO ( LOVE SECTIONS )

Não deixe de marcar o ensaio Pré Casamento com o seu fotografo de casamento, (ah confira depois 5 dicas para ter um ensaio pré Casamento diferente) essse é aquele momento para você se desligar de toda a correria do casamento, de trabalho para se conectarem e viver uma tarde deliciosa, divertida e romantica e deixe que o fotógrafo crie lembranças incriveis desse momento.  E essas fotografias podem servir para decorar no dia do seu casamento, como porta retratos, quadros um slideshow passando no telão durante o casamento e claro para sempre se lembrarem de todo esse momento.

Ah, é importante você fazer esse Pré Casamento com o fotógrafo do seu casamento, assim vocês irão estreitar ainda mais a conexão que criaram no dia da contratação fazendo com que no dia do casamento vocês tenham mais confiança no fotógrafo do seu casamento e fiquem mais tranquilos


 


Como organizar um casamento



VAI SE CASAR NO CIVIL?

Se vocês forem se casar no civil,é interessante vocês fazer isso alguns meses antes da cerimônia religiosa, próximo do casamento vocês terão algumas coisas para fazer e não precisa deixar para se casar na semana do casamento, por mais que seja bem rápido.

Para quem vai se casar, vou deixar os documentos necessários:

  • - Certidão de nascimento, para os solteiros;
  • - Certidão de casamento averbada, para os divorciados;
  • - Certidão de casamento averbada ou certidão de óbito do cônjuge, para os viúvos;
  • - Documento de identidade com foto;
  • - Comprovante de residência.

 

LISTA DE PRESENTES

Nos dias de hoje, ninguém mais leva presente no dia do casamento, os noivos criam uma lista de presente em algum site de sua própria escolha e compartilha com os convidados, isso acaba trazendo mais comodidade e conforto tanto para os seus convidados que não precisa levar nada no dia do casamento nem para vocês quando forem embora para casa de vocês.

 


Como organizar um casamento Como organizar um casamento Como organizar um casamento Como organizar um casamento

CONFIRMAR TODOS OS CONTRATOS

Confirme com todos os fornecedores do seu casamento sobre data endereço, horário, normalmente a sua assessora já vai fazer esse serviço, mais não custa nada só dar uma lembrada nela

 

OS VOTOS DO CASAMENTO

Deixe para escrever os votos 1 ou 2 dias antes do casamento,  sei que vai estar na correria, mas tire alguns minutos para escrever o que realmente esta sentindo naquele momento, para algumas pessoas pode ser dificil escrever, mas pare por alguns minutos e se pergunte, porque eu estou me casando com ele (a), e escreva tudo o que sente, não se importe com a quantidade de páginas que vai sair, se vai ser 3 linhas ou 3 páginas, o que importa é que seja verdadeiro.

 


Como organizar um casamento



ONDE DEVO ME ARRUMAR PARA O CASAMENTO? 

Já pensou em se arrumar na sua própria casa? não, não, eu não estou maluco, a sua casa e o lugar onde é mais aconchegante para você e você se arrumar na sua casa te trará mais tranquilidade e carisma por aquele momento, e toda a bagagem que trará nas fotografias, por ser a sua casa, no dia do seu casamento. 

Ah uma dica importante, fique pronta pelo menos 50 minutos antes de sair para a cerimônia do seu casamento, aproveite esse momento para se curtir vestida de noiva e para fazer fotografias sua, somente sua antes do casamento, com toda aquela carga emocional que estará sentindo naquele momento.

 

CARRO DA NOIVA 

Já deixe organizado quem vai levar você para o seu casamento, você contratar uma empresa de locação de carros para eventos, para que não se preocupe com nada, como também pode ter a companhia nesse trajeto de alguma pessoa próxima para te levar até o local do casamento. Posso dar uma dica? 

Faça surpresa, chegue sozinha, sem deixar ninguem te ver, e o no momento que sair do carro, verá a reação do seu pais, da sua mãe e das pessoas que estarão te esperando no seu casamento.


Como organizar um casamento



 

ÚLTIMOS DETALHES 

Por mais que tenha feita uma programação impecável pode ser que alguma coisa não aconteça como planejou ou mude um pouquinho, mas fique tranquila, você contratou os melhores fornecedores para o seu casamento e eles vão resolver qualquer coisa que possa acontecer.

 


Como organizar um casamento



CHEGOU O GRANDE DIA 

Agora é a hora de você aproveitar muito o dia do seu casamento, então relaxe, se divirta, sinta, curta por que esse dia precisa ser incrível para vocês, aproveite cada momento pois ele será único, não se apegue a muitos protocolos, e fique tranquila seu fotógrafo vai estar ali registrando todo esse momento para relembrarem anos depois.

 

Se divirta, você organizou tudo isso com muito carinho.

 

Encerro aqui esse artigo, foi uma matéria longa mais com muitos detalhes da minha experiência com casamentos, e tenho certeza que vai lhe ajudar bastante, e se você tem uma amiga que está noiva, compartilhe esse artigo com ela, tenho certeza que ela vai aproveitar bastante.


Precisa de Fotógrafo para o seu casamento? Me envia uma mensagem




Como organizar um casamento